PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Zuleide Fraga Parente
Número da Turma: AEE 2013 t34 TO
Estado / Município Polo: Tocantins/Palmas
Estado / Município Abrangência: Tocantins/ Palmas
Nome da Escola: ETI Aprígio Thomaz de Matos
Estado / Município da Escola: Tocantins/ Palmas. Escola do Campo
Data(s) da realização da pesquisa: 13 de maio de 2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município ?
1.( )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.( X ) Quantas? _36. Incluindo o Ensino Fundamental
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
(x ). Quantas salas faltam? 09
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no
seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
(
x )
|
|
Mais
de 20.
|
( )
|
Quantos?
____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(x )
|
·
A demanda de alunos.
|
( x )
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
(x )
|
Rede
Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
|
||
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
x
|
||||
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
x
|
||||
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
x
|
||||
Tesoura
mola
|
x
|
||||
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
x
|
x
|
|||
Plano
inclinado
|
x
|
||||
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
x
|
||||
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
x
|
||||
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
x
|
||||
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
x
|
||||
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
x
|
||||
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
x
|
||||
Teclados
virtuais com varredura
|
x
|
||||
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
x
|
||||
Colméia
de acrílico para teclado
|
x
|
||||
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
x
|
||||
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
x
|
||||
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
x
|
||||
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
x
|
||||
Monitor
de tela de toque
|
x
|
||||
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
x
|
||||
Software
leitor de tela
|
x
|
||||
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
x
|
||||
Software
para ampliação de tela
|
x
|
||||
Reglete
|
x
|
||||
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
x
|
||||
Caderno
para escrita ampliada
|
x
|
||||
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
x
|
||||
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
||||
Lupa
eletrônica
|
x
|
||||
Guia
para assinatura
|
x
|
||||
Máquina
de escrever em Braille
|
x
|
||||
Impressora
Braille
|
x
|
||||
Sorobã
|
x
|
||||
Calculadora
com retorno auditivo
|
x
|
||||
Bengalas
dobráveis
|
x
|
||||
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
x
|
||||
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
x
|
||||
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
x
|
||||
Sistema
FM
|
x
|
||||
CDs
ou softwares em libras e português
|
x
|
||||
Dicionário
em libras
|
x
|
||||
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
x
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
(x )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
(x )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
(x )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
(x )
|
·
Orienta as famílias.
|
(x )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade. Agente de Saúde
|
(x )
|
·
Outras. Especifique: Especialistas, equipe da Educação Especial
|
( )
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? O9_____
·
Quantos são de outras escolas? _00___
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
( x ). De que forma? Exercitando a
democracia nas decisões conjuntas na organização, matrícula, aquisição de
materiais, acesso e permanência dos alunos, equipamentos, reforma do ambiente
escolar, articulação com os professores, avaliação do acompanhamento e
desempenho dos alunos.
Não
( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
( 1)
|
·
Adequação de banheiros.
|
( 2 )
|
·
Sinalização sonora.
|
(1 )
|
·
Alargamento de portas.
|
( 3 )
|
·
Sinalização visual.
|
( 3 )
|
·
Sinalização tátil.
|
( 1 )
|
·
Nenhuma adequação.
|
( 0 )
|
Outros. Especifique:
|
( 1 )
|
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Avaliação do perfil do aluno
encaminhado à SEM, entrevistas com professores da sala comum e com a família do
aluno, observação do aluno nas dependências da escola, estudo de caso, plano de
intervenção, planejamento do AEE individual, encaminhamento do aluno para especialistas se necessário, orientações
às famílias, atendimento do AEE para os alunos com necessidades especiais,
articulação com professores da sala comum, construção de materiais pedagógicos,
relatórios.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( ). Por que?
Sim
( ). Em que? SIM (X) Em que? Na forma de planejar, de avaliar, na
aplicação de novas práticas de ensino, na participação, integração do aluno e
professores, na busca da autonomia do aprender e ser, nas parcerias, na seleção
e uso dos recursos e materiais apropriados, formação do professor .
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Na organização do
planejamento, no acompanhamento e no desempenho, nas práticas educacionais.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: Colabora com entrevistas,
informações, acompanhamento do desempenho dos filhos na escola, participação de
reuniões e comemorações quando solicitados.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
( )
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
(
x )
|
. O atendimento dos alunos não
acontece no período oposto das aulas devido a escola ser de tempo integral com
atendimento na sala comum em todo período do dia.
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Considera-se relevante a pesquisa sobre
a educação inclusiva do município e da unidade escolar no qual visa esclarecer
alguns aspectos essenciais que a escola deve levar em conta para obter maior
sucesso na aprendizagem dos alunos. Percebe-se que o mercado da informática
traz várias quantidades de software dentro das categorias citadas na pesquisa.
Diante às diversidades dos programas citados, entendemos que a escola como um
todo deverá estabelecer critérios para a utilização dos mesmos pelo fato de estar
em direção aos objetivos que se quer atingir. Conclui-se que a pesquisa
proporciona a necessidade de refletir sobre as mudanças que os meios
tecnológicos oferecem ao professor e alunos para se tornarem ativos no mundo
virtual, quanto a seleção de materiais relevantes ao sucesso do atendimento dos
alunos, em suas especificidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário