quinta-feira, 23 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: Zuleide Fraga Parente
Número da Turma: AEE 2013 t34 TO
Estado / Município Polo:  Tocantins/Palmas
Estado / Município Abrangência: Tocantins/ Palmas
Nome da Escola: ETI Aprígio Thomaz de Matos
Estado / Município da Escola: Tocantins/ Palmas. Escola do Campo
Data(s) da realização da pesquisa: 13 de maio de 2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( X ) Quantas? _36. Incluindo o Ensino Fundamental
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (x  ). Quantas salas faltam? 09

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
( x )

Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x  )
·         A demanda de alunos.
( x )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(x  )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado

x



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

x



Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

x



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

x



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

x



Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado

x



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

x



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador

x



Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete

x



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

x



Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa

x



Lupa eletrônica

x



Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo

x



Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

x



Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(x  )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(x  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(x  )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(x  )
·         Orienta as famílias.
(x  )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade. Agente de Saúde
(x  )
·         Outras. Especifique: Especialistas, equipe da Educação Especial
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? O9_____
·         Quantos são de outras escolas? _00___

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( x ). De que forma? Exercitando a democracia nas decisões conjuntas na organização, matrícula, aquisição de materiais, acesso e permanência dos alunos, equipamentos, reforma do ambiente escolar, articulação com os professores, avaliação do acompanhamento e desempenho dos alunos.

Não (  ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(  1)
·         Adequação de banheiros.
( 2 )
·         Sinalização sonora.
(1  )
·         Alargamento de portas.
( 3 )
·         Sinalização visual.
( 3 )
·         Sinalização tátil.
( 1 )
·         Nenhuma adequação.   
( 0 )
Outros. Especifique:
( 1 )
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Avaliação do perfil do aluno encaminhado à SEM, entrevistas com professores da sala comum e com a família do aluno, observação do aluno nas dependências da escola, estudo de caso, plano de intervenção, planejamento do AEE individual, encaminhamento do aluno  para especialistas se necessário, orientações às famílias, atendimento do AEE para os alunos com necessidades especiais, articulação com professores da sala comum, construção de materiais pedagógicos, relatórios.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que?
Sim (  ). Em que? SIM (X) Em que? Na forma de planejar, de avaliar, na aplicação de novas práticas de ensino, na participação, integração do aluno e professores, na busca da autonomia do aprender e ser, nas parcerias, na seleção e uso dos recursos e materiais apropriados, formação do professor .
13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Na organização do planejamento, no acompanhamento e no desempenho, nas práticas educacionais.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
 Resposta: Colabora com entrevistas, informações, acompanhamento do desempenho dos filhos na escola, participação de reuniões e comemorações quando solicitados.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
( x )
. O atendimento dos alunos não acontece no período oposto das aulas devido a escola ser de tempo integral com atendimento na sala comum em todo período do dia.

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
       Considera-se relevante a pesquisa sobre a educação inclusiva do município e da unidade escolar no qual visa esclarecer alguns aspectos essenciais que a escola deve levar em conta para obter maior sucesso na aprendizagem dos alunos. Percebe-se que o mercado da informática traz várias quantidades de software dentro das categorias citadas na pesquisa. Diante às diversidades dos programas citados, entendemos que a escola como um todo deverá estabelecer critérios para a utilização dos mesmos pelo fato de estar em direção aos objetivos que se quer atingir. Conclui-se que a pesquisa proporciona a necessidade de refletir sobre as mudanças que os meios tecnológicos oferecem ao professor e alunos para se tornarem ativos no mundo virtual, quanto a seleção de materiais relevantes ao sucesso do atendimento dos alunos, em suas especificidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário