domingo, 29 de junho de 2014

AEE- REFLEXÃO E TRANSFORMAÇÃO           
                                                                                                                 Zuleide

A reflexão do autor Ítalo Calvino “baseia-se em análise do texto da própria vivência do Sr. Palomar, que na prática busca modelos transparentes para dissolver o antigo modelo e até mesmo a si próprio”. O autor divide seu texto em etapas compreendidas entre: construção de um modelo na mente, verificação dos casos práticos observáveis na experiência e os procedimentos de correções necessárias para que modelo e realidade coincidam.
Além de analisar a prática cotidiana baseado nos modelos dos modelos, o autor  faz  referência  ao um olhar diferenciado quanto a teoria e a prática, que mesmo planejado e adaptado com a realidade as linhas desenhadas poderiam ser retorcidas. Nessa demanda, autores da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, cita: (CERTEAU, 1994), quando afirma: “a possibilidade de inventar o cotidiano tem sido adotada pelos que colocam sua capacidade criadora para inovar, romper velhos acordos, resistências e lugares eternizados na educação”.  
 Com esse olhar conflitante de enfrentamento na prática cotidiana se  estabelecem relações com o Atendimento Educacional Especializado - AEE  nas escolas comuns, um serviço que reconhece as necessidades, habilidades e compreende o  aluno como um todo através do estudo de caso. E a partir da resolução do problema traça o seu plano de atendimento.
Nesse campo, a pesquisa requer imaginação criadora, iniciativa, persistência, originalidade e dedicação do pesquisador. Que ao longo dos estudos vai se edificando e aprimorando, na investigação de um problema para contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas escolas comuns..
. De acordo a Política Nacional da Educação na Perspectiva da Inclusiva (2008), a política enseja novas práticas de ensino. Apontando para a necessidade de se subverter a hegemonia de uma cultura escolar padronizável do pensamento homogeneizável  e se reinventar  seus princípios e práticas escolares. A formação específica dos professores não termina com o curso visto que a atuação do professor requer estudo e reflexões a cada novo desafio. A educação inclusiva nos convida a questionar a fixação de  modelos ideais e  a normalização de perfis específicos.

REFERÊNCIAS:
.BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP/2008.
.Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE, UFC/SECADI/UAB/MEC. Versão 2013, “O modelo dos modelos”- Ítalo Calvino- AEE- Metodologia da Pesquisa ( p.9). 

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