O PAPEL DO
PROFESSOR DE AEE NA ESCOLA E NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIOAL
O Professor
de Atendimento Educacional Especializado exerce um papel fundamental que vai
além da compreensão teórica e científica, pois ele precisa perceber sentir,
compreender e traçar o perfil do aluno dotado de necessidades
especiais de qualquer natureza. E para desempenhar esse papel deverá está
sempre atualizado e desenvolver um trabalho de qualidade que seja
colaborativo, compartilhado, um trabalho interdisciplinar que aproxima
o ensino comum com a educação especial.
Para isso o
professor do AEE exerce o papel de facilitador do processo pedagógico
na unidade escolar. É de fundamental importância no exercício de seu papel contribuir
com a elaboração e execução do Plano Político Pedagógico. Cabe ao professor do
AEE, complementar ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e
recursos específicos que eliminam as barreiras que impedem sua
participação com autonomia e independências nas turmas comuns de
ensino regular.
Na sala de
recursos multifuncionais, se realiza o atendimento educacional especializado ao
público alvo de necessidades especiais em turno contrário á escolarização. No
exercício do trabalho colaborativo inicia-se uma organização desse
atendimento em favor de um ensino inclusivo. Nessa caminhada é de grande
importância a elaboração do estudo de caso com o objetivo de compreender o tipo
de deficiência do aluno suas necessidades e habilidades.
O estudo de
caso nos permite analisar as informações obtidas sobre o aluno in
foco. São novas formas de organização e conhecimento e coloca o aprendiz no
centro do processo educativo. O estudo de caso se caracteriza por etapas
envolvendo o coletivo escolar, a família e a comunidade no sentido de adquirir
informações úteis capaz de traçar o perfil do aluno e facilitar a elaboração do
plano de AEE.
O
plano do AEE elaborado a partir das informações adquiridas através
do estudo de caso se resume em um conjunto de ações específicas do AEE para que
o aluno possa ter acesso ao ambiente e ao conhecimento escolar de forma a
garantir a permanência a participação e desenvolvimento do aluno na sala de
aula regular. Nesse processo de acompanhamento o plano de AEE será avaliado
continuamente em sua execução, fazendo o registro dessa avaliação e também no
ambiente familiar. O objetivo dessa avaliação do plano é constatar os avanços e
as mudanças observadas dos alunos de necessidades especiais no contexto
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário