segunda-feira, 5 de agosto de 2013



O PAPEL DO PROFESSOR DE AEE  NA ESCOLA E NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIOAL

O Professor de Atendimento Educacional Especializado exerce um papel fundamental que vai além da compreensão teórica e científica, pois ele precisa perceber sentir, compreender  e traçar o perfil do aluno dotado de necessidades especiais de qualquer natureza. E para desempenhar esse papel deverá está sempre atualizado e desenvolver um trabalho  de qualidade que seja colaborativo, compartilhado, um trabalho interdisciplinar  que aproxima o ensino comum com a educação especial.
Para isso o professor do AEE exerce o papel de  facilitador do processo  pedagógico na unidade escolar. É de fundamental importância no exercício de  seu  papel  contribuir com a elaboração e execução do Plano Político Pedagógico. Cabe ao professor do AEE, complementar ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras que impedem sua participação  com autonomia e independências nas turmas comuns de ensino regular.
Na sala de recursos multifuncionais, se realiza o atendimento educacional especializado ao público alvo de necessidades especiais em turno contrário á escolarização. No exercício do trabalho colaborativo inicia-se uma organização  desse atendimento em favor de um ensino inclusivo. Nessa caminhada é de grande importância a elaboração do estudo de caso com o objetivo de compreender o tipo de deficiência do aluno suas necessidades e habilidades.
O estudo de caso  nos permite analisar as informações obtidas sobre o aluno in foco. São novas formas de organização e conhecimento e coloca o aprendiz no centro do processo educativo. O estudo de caso se caracteriza por etapas envolvendo o coletivo escolar, a família e a comunidade no sentido de adquirir informações úteis capaz de traçar o perfil do aluno e facilitar a elaboração do plano  de AEE.
O plano do AEE  elaborado a partir das informações adquiridas através do estudo de caso se resume em um conjunto de ações específicas do AEE para que o aluno possa ter acesso ao ambiente e ao conhecimento escolar de forma a garantir a permanência a participação e desenvolvimento do aluno na sala de aula regular. Nesse processo de acompanhamento o plano de AEE será avaliado continuamente em sua execução, fazendo o registro dessa avaliação e também no ambiente familiar. O objetivo dessa avaliação do plano é constatar os avanços e as mudanças observadas dos alunos de necessidades especiais no contexto escolar.

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