domingo, 20 de abril de 2014



                    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
                      SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
                                                                    Zuleide Fraga Parente.
Este informativo apresenta informações básicas dando ênfase às pessoas com  surdocegueira e deficiências múltiplas na escola comum. Compreender como essas deficiências se diferencia é importante para o sucesso na intervenção. Esse conhecimento resulta em algo positivo quando se busca auxiliar pessoa com necessidades especiais.
Surdocegueira e deficiências múltiplas se diferenciam:
Essas deficiências  se diferenciam  mas possuem habilidades, potencialidades e dificuldades próprias, que devemos atrelarmos a essa compreensão: Surdocegueira é uma deficiência única e especial que apresenta a perda da audição e visão. Essa combinação da deficiência dupla impossibilita o uso dos sentidos de distâncias e requer métodos de comunicação especiais. Causa problemas de aprendizagem, de conduta e afeta as possibilidades da compreensão do mundo que o cerca. Já a múltipla deficiência é considerada pessoas que tem mais de uma deficiência (auditiva ou visual), associada a outras deficiências (mental e/ou física), ou a distúrbio neurológico, emocional, linguagem e desenvolvimento global. Causa atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional. Dificulta sua auto-suficiência.
 Informações  Básicas de suas necessidades:     
 É de extrema importância, compreender que a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual acontecerá em um processo mais lento, em comparação às pessoas ditas normais. E por ser pessoas com necessidades únicas  é necessário dar atenção á comunicação e ao posicionamento. Favorecer o desenvolvimento do esquema corporal, para as pessoas com surdocegueira ou com deficiência múltipla para se auto perceber e perceber o mundo exterior. É necessário criar um ambiente propício que favoreça autonomia e independência, tanto verbal quanto gestual e outros registros. Prever a estimulação e a organização desses meios de interação com o mundo. Incentivar e ensinar a pessoa com surdocegueira de como usar sua visão e audição residuais, provendo–as de informações sensoriais necessárias que suscitem sua curiosidade. Com as perdas parciais ou totais dos sentidos de distâncias (visão e audição), faz com que a informação do meio lhe venha entrecortada ou sem nexo. Surge a necessidade de uma pessoa para mediar e trazer essas informações de maneira integral. Devido a combinação das perdas auditivas e visuais demonstram dificuldades em observar, compreender e imitar comportamentos por isso é necessário o uso das técnicas “mão sobre mão” e “mão sob mão”.
Estratégias utilizadas para aquisição de comunicação:
 A comunicação entre os seres humanos é um processo interpessoal por meio do qual se estabelecem vínculos com os outros. Esta relação é estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as possibilidades de cada um. Os sistemas de comunicação devem ser adequados, o ambiente planejado e organizado para a inserção da pessoa surdocegueira e a interação com pessoas e objetos. De acordo a necessidade do usuário e suas preferências incluem: adotar uma combinação de diferentes métodos de comunicação, introduzir sistemas de comunicação em atividades rotineiras significativas, alertar os parceiros  para o uso dos sistemas de comunicação. Acontecerá com movimentos do corpo, desenvolvendo um código linguístico que favoreça diversas formas de comunicação.
Referências:
·          BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010). Capítulo 4 - A escola comum e o aluno com surdocegueira. Capítulo 5 - Deslocamento em trajetos. Capítulo 6 - Pessoa com surdocegueira.

·          ROWLAND Charity e SCHWEIGERT Philip - Soluções Tangíveis para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira. Apostila In mimeo. Tradução Acess. Revisão: Shirley R. Maia - 2013.

·          MAIA, Shirley Rodrigues. Aspectos importante para saber sobre Surdocegueira e Deficiencia Múltipla. São Paulo: 2011.

·          SERPA, Ximena Fonegra. Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para persona Sordociegas, INSOR – Colômbia, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário