ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SURDOCEGUEIRA
E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Zuleide Fraga Parente.
Este informativo apresenta informações
básicas dando ênfase às pessoas com
surdocegueira e deficiências múltiplas na escola comum. Compreender como
essas deficiências se diferencia é importante para o sucesso na intervenção. Esse
conhecimento resulta em algo positivo quando se busca auxiliar pessoa com
necessidades especiais.
Surdocegueira e deficiências múltiplas se diferenciam:
Essas deficiências se diferenciam mas possuem habilidades, potencialidades e
dificuldades próprias, que devemos atrelarmos a essa compreensão: Surdocegueira
é uma deficiência única e especial que apresenta a perda da audição e visão.
Essa combinação da deficiência dupla impossibilita o uso dos sentidos de
distâncias e requer métodos de comunicação especiais. Causa problemas de
aprendizagem, de conduta e afeta as possibilidades da compreensão do mundo que
o cerca. Já a múltipla deficiência é considerada pessoas que tem mais de uma
deficiência (auditiva ou visual), associada a outras deficiências (mental e/ou
física), ou a distúrbio neurológico, emocional, linguagem e desenvolvimento
global. Causa atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social e
emocional. Dificulta sua auto-suficiência.
Informações Básicas de suas
necessidades:
É de extrema importância, compreender que a aprendizagem da pessoa com
deficiência intelectual acontecerá em um processo mais lento, em comparação às
pessoas ditas normais. E por ser pessoas com necessidades únicas é necessário dar atenção á comunicação e ao
posicionamento. Favorecer o desenvolvimento do esquema corporal, para as
pessoas com surdocegueira ou com deficiência múltipla para se auto perceber e
perceber o mundo exterior. É necessário criar um ambiente propício que favoreça
autonomia e independência, tanto verbal quanto gestual e outros registros. Prever
a estimulação e a organização desses meios de interação com o mundo. Incentivar
e ensinar a pessoa com surdocegueira de como usar sua visão e audição
residuais, provendo–as de informações sensoriais necessárias que suscitem sua
curiosidade. Com as perdas parciais ou totais dos sentidos de distâncias (visão
e audição), faz com que a informação do meio lhe venha entrecortada ou sem
nexo. Surge a necessidade de uma pessoa para mediar e trazer essas informações
de maneira integral. Devido a combinação das perdas auditivas e visuais
demonstram dificuldades em observar, compreender e imitar comportamentos por
isso é necessário o uso das técnicas “mão sobre mão” e “mão sob mão”.
Estratégias
utilizadas para aquisição de comunicação:
A comunicação entre os seres humanos é um
processo interpessoal por meio do qual se estabelecem vínculos com os outros.
Esta relação é estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as possibilidades
de cada um. Os sistemas de comunicação devem ser
adequados, o ambiente planejado e organizado para a inserção da pessoa
surdocegueira e a interação com pessoas e objetos. De acordo a necessidade do
usuário e suas preferências incluem: adotar uma combinação de diferentes
métodos de comunicação, introduzir sistemas de comunicação em atividades
rotineiras significativas, alertar os parceiros
para o uso dos sistemas de comunicação. Acontecerá com movimentos
do corpo, desenvolvendo um código linguístico que favoreça diversas formas de
comunicação.
Referências:
·
BOSCO,
Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05:
Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
Capítulo 4 - A escola comum e o aluno
com surdocegueira.
Capítulo 5 - Deslocamento em trajetos. Capítulo 6 - Pessoa com surdocegueira.
·
ROWLAND
Charity e SCHWEIGERT Philip - Soluções Tangíveis para Indivíduos Com
Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira. Apostila In mimeo. Tradução Acess. Revisão: Shirley R. Maia - 2013.
·
MAIA,
Shirley Rodrigues. Aspectos importante
para saber sobre Surdocegueira e Deficiencia Múltipla. São Paulo: 2011.
·
SERPA,
Ximena Fonegra. Comunicação para Pessoas
com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion
para persona Sordociegas, INSOR – Colômbia, 2002.
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