ESTRATÉGIAS COM ADAPTAÇÃO DE LIVROS DE HISTÓRIAS
Zuleide
Fraga Parente.
ALUNO: Pedro José
Idade: 09 anos
Transtorno: TGD (Aspectro Autista)
Local de utilização: Sala de aula e SRM.
Nesta atividade incluem muitas das habilidades necessárias para uma
aprendizagem ativa: o pensamento crítico, o juízo reflexivo, a resolução de
problemas e tomada de decisão.
Adaptação de livros de histórias
Figura de animais, frutas e fichas com letras
maiúsculas.
Descrição:
Essas figuras de animais e frutas são adaptação de livros como recursos de
imersão dos símbolos. Os livros são transcritos ou modificados a partir da
reescrita simplificada da estória impressa com letra maiúscula, tamanho 28 ou
superior, fonte arial e negrito. Podem
ser impressos isoladamente em cartão, ou organizados em pranchas de comunicação.
Esses recursos poderão ser simples como letras soltas ou textos escritos em
letras maiúsculas e outras vezes poderá ser o uso de um computador
Intervenção
do professor do AEE: orientar a elaboração do recurso e como
deve ser utilizado na sala de aula, atuar de forma colaborativa com o professor
da classe comum definindo estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do
aluno com TGD, e sua interação no grupo. Orientar a família para o seu
envolvimento e sua participação em toda a atividade. Utilizar esse recurso para transmitir mensagens
e para o desenvolvimento da linguagem, interações sociais estimulando a
leitura, a compreensão e reconhecimento das letras e formação de palavras,
oportunizar o aluno acompanhar a história através de símbolos, estimulando sua
comunicação de forma a responder perguntas, ou recontar a sequência do
reconhecimento dos fatos. Portanto, respeitar as diferenças é oportunizar os
recursos necessários para que a criança aprenda Para maiores esclarecimento e enriquecimento da atividade procure o link
citado abaixo:
ARASAAC- Portal Aragones de Comunicação Alternativa e
Ampliada- Link: http://www.catedu.es/arasaac/[acesso
em 21/05/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário