domingo, 8 de junho de 2014



ESTRATÉGIAS COM  ADAPTAÇÃO DE LIVROS DE HISTÓRIAS
                                                                                                              Zuleide Fraga Parente.
ALUNO: Pedro José        
Idade: 09 anos
Transtorno: TGD (Aspectro Autista)
Local de utilização: Sala de aula e SRM.

Nesta atividade incluem muitas das habilidades necessárias para uma aprendizagem ativa: o pensamento crítico, o juízo reflexivo, a resolução de problemas e tomada de decisão.
                                        
                                       Adaptação de livros de histórias

                                                                     Figura de animais, frutas e fichas com letras maiúsculas.

Descrição: Essas figuras de animais e frutas são adaptação de livros como recursos de imersão dos símbolos. Os livros são transcritos ou modificados a partir da reescrita simplificada da estória impressa com letra maiúscula, tamanho 28 ou superior, fonte arial  e negrito. Podem ser impressos isoladamente em cartão, ou organizados em pranchas de comunicação. Esses recursos poderão ser simples como letras soltas ou textos escritos em letras maiúsculas e outras vezes poderá ser o uso de um computador

Intervenção do professor do AEE: orientar a elaboração do recurso e como deve ser utilizado na sala de aula, atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum definindo estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com TGD, e sua interação no grupo. Orientar a família para o seu envolvimento e sua participação em toda a atividade.  Utilizar esse recurso para transmitir mensagens e para o desenvolvimento da linguagem, interações sociais estimulando a leitura, a compreensão e reconhecimento das letras e formação de palavras, oportunizar o aluno acompanhar a história através de símbolos, estimulando sua comunicação de forma a responder perguntas, ou recontar a sequência do reconhecimento dos fatos. Portanto, respeitar as diferenças é oportunizar os recursos necessários para que a criança aprenda Para maiores esclarecimento  e enriquecimento da atividade procure o link citado abaixo:
ARASAAC- Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada- Link: http://www.catedu.es/arasaac/[acesso em 21/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário